LANÇAMENTO DO LIVRO - DIREITO DO TRABALHO NO BRASIL: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO - COLÔNIA, IMPÉRIO E REPÚBLICA

Este livro, resultado de densa pesquisa e reflexão, busca responder a algumas cruciais indagações. Por que o establishment e as elites brasileiras perseveram, mesmo no séc. XXI, na desconsideração, desapreço e desvalorização do trabalho, trabalhadores, direitos trabalhistas e seu campo jurídico especializado, o Direito do Trabalho, ainda que diante da pujança humanista e social da Constituição de 1988? Igualmente, por que a renitência histórica de um sistema socioeconômico, institucional e cultural de exclusão de parte significativa da população brasileira, desde as mulheres, a população negra e os trabalhadores em geral, entre outros segmentos?


Para responder a essas indagações decisivas, o presente livro retornou à economia, sociedade, instituições e ordem jurídica estruturadas no País nos seus primeiros quatro séculos, gerando sociedades política e civil profundamente estratificadas, desiguais, excludentes e desrespeitosas – cujas bases estruturais continuam a afetar o contexto e os desafios da atualidade. E, a partir desse estudo sistêmico, a obra chegou ao século XX e até mesmo ao presente século, com os desafios candentes que ainda persistem na ordem jurídica e social brasileira.

LANÇAMENTO DA REVISTA DO TRIBUNAL REGIONAL DA 7ª REGIÃO
Periódico técnico-científico, composto por artigos doutrinários, jurisprudência comentada ou outras produções científicas

A Revista TRT7 Eletrônica tem por objetivo contribuir para a promoção do debate jurídico e do aprimoramento da Justiça com foco nos temas de Direito e Processo do Trabalho, sem prejuízo das ciências interdisciplinares.


Adotamos a metodologia de publicação contínua, de modo a imprimir maior agilidade às práticas editoriais e ampliar a visibilidade das produções intelectuais dos autores que nela pretendam expor seus escritos para fins de leitura, estudo ou pesquisa.


A Revista do TRT 7ª Região teve sua primeira publicação em 1976 e neste ano de 2023 passou por reformulação ganhando sua versão eletrônica. É um periódico de Acesso Aberto, disponível para compor os principais indexadores, além de ser um importante repositório da memória bibliográfica institucional.